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Nosso trabalho será pautado de
maneira objetiva em reflexões que tratem do ambiente escolar em suas vertentes
primordiais.
Abordando de maneira simples
os atributos e fomentando soluções adequadas aos inúmeros contextos, ou seja,
construções de modelos customizados.
Ter acesso aos referenciais de
estudo: vídeos, livros, portais e outras fontes desse exercício, contribuirá no
processo de formação continuada dos gestores e consequentemente dos
professores.
Vertentes:
- Gestão escolar exige
competências e habilidades específicas;
- Gestão escolar é o
equilíbrio entre o administrativo e o pedagógico.
Sistema escolar:
-
Objetivos;
-
Interdependência entre os múltiplos
componentes;
- Os componentes necessitam
ser administrados.
Responsabilidades do Gestor:
-
Analisar as situações;
-
Qualidade de sua administração;
-
Componentes do sistema escola:Parte Física,
Tecnologia( procedimentos);
-
Elemento Humano.
-
Muitos afirmam que mecanismos de ação
coletiva não funcionam na escola, mas não separam ações administrativas e
pedagógicas.
-
O conjunto de regras irá existir em qualquer
ambiente coletivo, mas sempre haverá espaço para tomadas de ações coletivas e
decididas também pelo coletivo.
“Às vezes
parece que as pessoas têm dificuldade de perceber o papel das condições
materiais sobre o modo de agir dos próprios indivíduos. Sonha-se com pessoas
“ideais”, que sejam democráticas num mundo em que tudo concorre para que elas
não sejam.”
Paro, 2007.
“Cabe
destacar que a liderança não é uma característica inata das pessoas, embora
alguns pareçam ter mais facilidade que outros em exercê-la. Nem tampouco é
privilégio de umas poucas pessoas com dons especiais e tampouco, ainda,
exclusiva de quem ocupa cargos de direção. Trata-se de um exercício de
influências que requer competências específicas, que se desenvolvem
continuamente e demandam capacitação continuada no desenvolvimento do
profissional para que, cada vez melhor e de forma mais consistente, seja capaz
de motivar, orientar e coordenar pessoas para trabalhar e aprender
colaborativamente.”
Heloísa
Lück
Processo de
comunicação
Direto ou
mediado;
Claro e
objetivo;
Administração
e conquista.
Pensamento
Progressista
- Reuniões
pedagógicas constantes;
- Ninguém
sabe mais ou menos;
-
Aproximação da comunidade escolar;
-
Construção do conhecimento e da inteligência coletiva;
- Decisões
coletivas mediadas pelo gestor.
Administração:
-
Processo que se preocupa com “para onde
ir”(PPP) e “como chegar lá”(Regimento);
-
Processos do mundo coorporativo (Grant e
5w2h);
-
Canais de comunicação;
-
Processos de feedback;
-
Recursos;
-
Parcerias.
PPP e
Regimento:
-
O Projeto Político Pedagógico deve prever as
ações que nortearam os trabalhos didáticos e informações que orientem as ações
escolares, como o perfil socioeconômico das famílias;
-
O Regimento permitirá ações que tratem das
regras de funcionamento, que garantam o uso correto do ambiente escolar, os
pressupostos de convívio e as normas do currículo.
Canais de
comunicação:
-
Presenciais (recados e reuniões);
-
Mediados (ofícios, murais, escaninho,
impressos, correio eletrônico, site, blog etc.)
Requisitos
para funcionamento: prazo, eficiência na entrega, atualização e registros de
recebimento.
Processos
de feedback
-
Regularidade;
-
Individuais;
-
Reflexivos e não punitivos;
-
Canais para ouvidorias (pais, alunos,
professores e gestores).
Recursos
-
Disponibilização para uso e regras para
manutenção;
-
Direcionamento das verbas para aquisição por
prioridade pedagógica e nunca física;
-
Otimização dos canais para novas tecnologias;
-
Formação para utilização técnica e
pedagógica.
Parcerias
-
Investimentos do setor privado que atendam
aos objetivos previstos no PPP (projeto da Natura);
-
Não aceitar o recurso com imposições da
empresa, mas com mediação dos interesses (venda de produtos, consumo de
produtos específicos e outros que possam interferir no bem-estar dos alunos);
-
Servem de estímulo para todos e otimizam
ações de inovação pedagógica.
Avaliar com
a função de melhorar os processos.
-
Instituir o hábito por meio de formação e
práticas acolhedoras;
-
Ouvir toda a comunidade escolar;
-
Realizar a leitura dos dados coletados e
estabelecer ações de contrapartida;
-
Organizar a devolutiva do processo em todas
as instâncias envolvidas.
Modelos de
avaliação:
-
Observação das rotinas dos atores: pais,
alunos, professores, pessoal técnico e colaboradores;
-
Realizar reuniões para coleta de feedbacks
(Focus Group);
-
Entrevistas individuais;
-
Formulários de entrevista;
Indicadores
contratados (Avalia).
Prazos das
avaliações:
-
Planejamento e informação antecipada aos
participantes de cada processo;
-
Processo anual antedento aos parâmetros de
casa instituição;
-
Planejar: preparação, execução, leitura,
feedbacks e medidas de ação.
Os exemplos
de casos de sucesso em instituições serão nossas premissas para convencer em
relação ao já conquistado com ajuda impreterível de gestores:
-
Orquestra profissional;
-
Saúde x teatro;
-
Aula no contra-turno;
-
Formação continuada.
Bibliografia
-
PARO. Vitor H. Gestão Democrática da Escola
Pública. São Paulo. Ática, 2006.
-
_____________. Gestão escolar, democracia e
qualidade do ensino. São Paulo. Ática, 2007.
-
Revista Gestão Escolar. Números 2, 3, 7 e 10.
São Paulo. Abril, 2010.
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