Biscoito Didático

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quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Pedagogia & Gestão

Este trabalho também está publicado na integra na página das blogoficinas.




Nosso trabalho será pautado de maneira objetiva em reflexões que tratem do ambiente escolar em suas vertentes primordiais.

Abordando de maneira simples os atributos e fomentando soluções adequadas aos inúmeros contextos, ou seja, construções de modelos customizados.

Ter acesso aos referenciais de estudo: vídeos, livros, portais e outras fontes desse exercício, contribuirá no processo de formação continuada dos gestores e consequentemente dos professores.

Vertentes:

- Gestão escolar exige competências e habilidades específicas;

- Gestão escolar é o equilíbrio entre o administrativo e o pedagógico.

Sistema escolar:

-          Objetivos;

-          Interdependência entre os múltiplos componentes;

- Os componentes necessitam ser administrados.

Responsabilidades do Gestor:

-          Analisar as situações;

-          Qualidade de sua administração;

-           Componentes do sistema escola:Parte Física, Tecnologia( procedimentos);

-           Elemento Humano.

-          Muitos afirmam que mecanismos de ação coletiva não funcionam na escola, mas não separam ações administrativas e pedagógicas.

-          O conjunto de regras irá existir em qualquer ambiente coletivo, mas sempre haverá espaço para tomadas de ações coletivas e decididas também pelo coletivo.

“Às vezes parece que as pessoas têm dificuldade de perceber o papel das condições materiais sobre o modo de agir dos próprios indivíduos. Sonha-se com pessoas “ideais”, que sejam democráticas num mundo em que tudo concorre para que elas não sejam.”
Paro, 2007.

“Cabe destacar que a liderança não é uma característica inata das pessoas, embora alguns pareçam ter mais facilidade que outros em exercê-la. Nem tampouco é privilégio de umas poucas pessoas com dons especiais e tampouco, ainda, exclusiva de quem ocupa cargos de direção. Trata-se de um exercício de influências que requer competências específicas, que se desenvolvem continuamente e demandam capacitação continuada no desenvolvimento do profissional para que, cada vez melhor e de forma mais consistente, seja capaz de motivar, orientar e coordenar pessoas para trabalhar e aprender colaborativamente.”
Heloísa Lück

Processo de comunicação

Direto ou mediado;

Claro e objetivo;

Administração e conquista.


Pensamento Progressista

- Reuniões pedagógicas constantes;

- Ninguém sabe mais ou menos;

- Aproximação da comunidade escolar;

- Construção do conhecimento e da inteligência coletiva;

- Decisões coletivas mediadas pelo gestor.

Administração:

-          Processo que se preocupa com “para onde ir”(PPP)  e “como chegar lá”(Regimento);

-          Processos do mundo coorporativo (Grant e 5w2h);

-          Canais de comunicação;

-          Processos de feedback;

-          Recursos;

-          Parcerias.


PPP e Regimento:

-          O Projeto Político Pedagógico deve prever as ações que nortearam os trabalhos didáticos e informações que orientem as ações escolares, como o perfil socioeconômico das famílias;

-          O Regimento permitirá ações que tratem das regras de funcionamento, que garantam o uso correto do ambiente escolar, os pressupostos de convívio e as normas do currículo.


Canais de comunicação:

-          Presenciais (recados e reuniões);

-          Mediados (ofícios, murais, escaninho, impressos, correio eletrônico, site, blog etc.)

Requisitos para funcionamento: prazo, eficiência na entrega, atualização e registros de recebimento.


Processos de feedback

-          Regularidade;

-          Individuais;

-          Reflexivos e não punitivos;

-          Canais para ouvidorias (pais, alunos, professores e gestores).


Recursos

-          Disponibilização para uso e regras para manutenção;

-          Direcionamento das verbas para aquisição por prioridade pedagógica e nunca física;

-          Otimização dos canais para novas tecnologias;

-          Formação para utilização técnica e pedagógica.


Parcerias

-          Investimentos do setor privado que atendam aos objetivos previstos no PPP (projeto da Natura);

-          Não aceitar o recurso com imposições da empresa, mas com mediação dos interesses (venda de produtos, consumo de produtos específicos e outros que possam interferir no bem-estar dos alunos);

-          Servem de estímulo para todos e otimizam ações de inovação pedagógica.


Avaliar com a função de melhorar os processos.

-          Instituir o hábito por meio de formação e práticas acolhedoras;

-          Ouvir toda a comunidade escolar;

-          Realizar a leitura dos dados coletados e estabelecer ações de contrapartida;

-          Organizar a devolutiva do processo em todas as instâncias envolvidas.


Modelos de avaliação:

-          Observação das rotinas dos atores: pais, alunos, professores, pessoal técnico e colaboradores;

-          Realizar reuniões para coleta de feedbacks (Focus Group);

-          Entrevistas individuais;

-          Formulários de entrevista;

Indicadores contratados (Avalia).


Prazos das avaliações:

-          Planejamento e informação antecipada aos participantes de cada processo;

-          Processo anual antedento aos parâmetros de casa instituição;

-          Planejar: preparação, execução, leitura, feedbacks e medidas de ação.


Os exemplos de casos de sucesso em instituições serão nossas premissas para convencer em relação ao já conquistado com ajuda impreterível de gestores:

-          Orquestra profissional;

-          Saúde x teatro;

-          Aula no contra-turno;

-          Formação continuada.


Bibliografia

-          PARO. Vitor H. Gestão Democrática da Escola Pública. São Paulo. Ática, 2006.

-          _____________. Gestão escolar, democracia e qualidade do ensino. São Paulo. Ática, 2007.

-          Revista Gestão Escolar. Números 2, 3, 7 e 10. São Paulo. Abril, 2010. 



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