O que é inteligência
ü
Faculdade de entender, compreender, conhecer;
ü
Juízo, discernimento, capacidade de se adaptar,
de conviver;
ü
Permite dar sentido as coisas que vemos e a vida
que temos;
ü
Nos leva a conversa interior, resgates de
"arquivos" da memória, capacidade de raciocínio, criação de objetivos
e invenção de saídas quando parece não existir indícios de sua existência;
ü
Para Gardner: capacidade para resolver problemas
e criar ideias ou produtos
considerados válidos.
Conhecimento
ü
Conhecimento não vem de fora ou se capta do
meio, é um processo interativo de construção e reconstrução interior e
assim não pode ser "transferido" de um indivíduo para outro;
É autoconstruído e as inteligências
são educáveis, isto é sensíveis a progressiva evolução, desde que
adequadamente trabalhadas.
Potencial da Inteligência
ü
Extremamente diversificado;
ü
Uma pessoa sem distúrbios ou disfunções
cerebrais é portador de todas as inteligências ainda que seja
diversificado o potencial desta ou daquela;
ü
A ocorrência de disfunções cerebrais adquiridas
ou não, pode afetar uma ou mais inteligências, sem que isso implique em um
comprometimento integral.
A existência de Savant
ü
Pessoas de exponencial talento em uma ou outra
aptidão desta ou daquela inteligência, mesmo com sérios comprometimentos em
suas ações relativas a outras inteligências;
ü
Revelam inteligência - ou parte da mesma -
superior, enquanto suas outras inteligências operam em baixo nível;
ü
Ex: autistas com sérios problemas linguísticos
ou interpessoais, mas com fortíssima inteligência lógico-matemática ou mesmo
musical.
Três proposições das
Inteligências Múltiplas
•
1 - Não somos todos iguais. Somos portadores de
forças cognitivas específicas que nos diversifica e singulariza;
•
2 - Não temos com igual intensidade todos os
tipos de inteligência pois temos mentes diferentes. Sendo assim, avaliações que
buscam comparar ou nivelar seres humanos são eivadas de preconceitos;
•
3 - A educação funciona de modo mais eficaz se
essas diferenças forem levadas em consideração, se forças pessoais forem
reconhecidas e se pais e professores empenharem-se em desenvolver projetos para
efetivamente conhecer e estimular mentes, descobrindo em que são efetivamente
capazes. Uma boa avaliação, deve verificar como ocorreu essa construção.
Teoria das
Inteligências Múltiplas
Inicialmente Gardner falou em sete
inteligências, mas estudos e pesquisas posteriores elevaram esse número para
nove, admitindo que tal diversidade pode ainda vir a ser ampliada quando ainda
mais profundamente se conhecer a mente humana. Em linhas gerais, portanto,
todas as pessoas sem disfunções cerebrais agudas apresentam em diferentes
níveis de grandeza, as inteligências.
As
Inteligências Múltiplas em sala de aula
A
ideia essencial da teoria
é assumir que
todo aluno pode expressar saberes
através de diferentes
linguagens e que, devidamente estimulado, pode explorar sua potencialidade de forma
diversificada.
ESPACIAL
•
Capacidade com imagens
ü
Perceber com precisão o espaço do entorno, o
mundo visuoespacial e decodificar com facilidade as informações gráficas;
ü
Pensar de maneira tridimensional e criar imagens
externas e internas dos objetos através do espaço;
ü
Em crianças: detectam alterações sutis em
ambientes que conhecem. Pensam através de imagens visuais, destacam-se em
atividades artísticas ou jogos que envolvem montagens. Quase sempre refugiam-se
em aventuras imaginárias;
ü
Ex:
grandes arquitetos, motoristas de praça de grandes cidades. Alguns nomes:
Aleijadinho, Oscar Niemeyer e Lúcio Costa;
A
Inteligência Espacial em sala de aula
Ø
Pistas por meio da cor;
Ø
Utilizar figuras para aprender, metáforas por
meio de imagens;
Ø
Criar rabiscos, símbolos, desenhar diagramas,
mapas;
Ø
Integrar
arte com outros assuntos;
Ø
Fazer atividades visuais ;
Ø
Assistir a vídeos ou criar seus próprios
utilizar estímulos periféricos nas paredes;
utilizar estímulos periféricos nas paredes;
Ø
Utilizar mímica;
Ø
Mudar de lugar na sala a fim de obter perspectivas
diferentes;
Ø
Utilizar fluxogramas, cartogramas, gráficos;
Ø
Utilizar gráficos informatizados.
CINESTÉSICO-CORPORAL
•
Capacidade corporal, em esportes, e
atividades manuais.
ü
Usar o corpo todo para expressar ideias e
sentimentos;
ü
Utilizar
as mãos para produzir ou transformar coisas;
ü
Em crianças: têm capacidade incomum em controlar
o corpo e expressar-se por mímicas e caretas, precisando a toda hora mover-se,
retorcer-se usando sensações corporais para processarem informações, aprendendo
bem menos por ouvir e muito mais por fazer.
ü
Ex: grandes cirurgiões, atletas e escultores.
Alguns nomes: Pablo Picasso, Michael Barishnikov.
A inteligência
Cinestésico-corporal em sala de aula:
ü
Teatro da turma;
ü
Mapas corporais;
ü
Respostas corporais;
ü
Relacionar movimentos aos conteúdos de estudo;
ü
Usar a dança, o movimento, os jogos e as
técnicas manipulativas para aprender;
ü
Fazer mudanças na sala a intervalos frequentes;
ü
empregar modelos, máquinas, artesanato;
ü
Usar o corpo para se concentrar e relaxar;
ü
Utilizar teatro, papéis.
LÓGICO-MATEMÁTICA
•
Capacidade numérica ou lógica.
ü
Utilizar os números de forma efetiva e para
raciocinar bem;
ü
Ordenar símbolos numéricos e algébricos assim
como quantidades, espaço e tempo;
ü
Em crianças: elevada inteligência
lógico-matemática adoram separar, classificar e organizar objetos e brinquedos,
aprendem a calcular rapidamente e são excelentes em jogos que envolvem lógica e
estratégia e no manejo da computação;
ü
Ex: Engenheiros, físicos e matemáticos,
programadores de computação. Einstein e Bill Gates.
A Inteligência
Lógico-matemática em sala de aula
Ø
Classificações e categorizações;
Ø
Estimular a resolução de problemas e jogos
matemáticos;
Ø
Incentivar a interpretação de dados;
Ø
Estimular
as próprias potencialidades;
Ø
Utilizar experimentos práticos e previsões
Integrar organização e matemática em outras áreas curriculares;
Integrar organização e matemática em outras áreas curriculares;
Ø
Ter um lugar para tudo;
Ø
Possibilitar a realização das coisas passo a
passo;
Ø
Usar raciocínio dedutivo;
Ø
Empregar computadores na resolução de tarefas.
MUSICAL
•
Capacidade musical.
ü
Perceber (aficionado por música), discriminar
(crítico de música), transformar (compositor) e expressar (musicista) formas
musicais;
ü
É sensível ao ritmo, tom ou melodia, e timbre de
uma peça musical;
ü
Em crianças: são sensíveis a sons e seus
ambientes, recordando com facilidade de ritmos e melodias. Motivam-se com
instrumentos e incorporam a música como elemento comum as suas vidas;
ü
Ex: Artistas, compositores, engenheiros de
gravação, afinadores de piano. Alguns nomes: Mozart, Chico Buarque.
A
Inteligência Musical em sala de aula
Ø Tocar um instrumento musical;
Ø Trabalhar com música, ritmos, raps;
Ø Aprender através de canções, de poemas com
rima completa etc.
Ø Ligar-se a um coral ou a um grupo musical;
Ø
Escrever música;
Ø
Integrar música com assuntos de outras áreas;
Ø
Mudar de humor com música;
Ø
Usar música para relaxar;
Ø
Fazer imagens/figuras com música.
NATURALISTA
•
Capacidade com a natureza.
ü
Reconhecer e classificar as numerosas
espécies da flora, fauna e do meio
ambiente;
ü
Sensibilizar-se com os fenômenos naturais;
ü
Entre
urbanos, capacidade de discriminar entre seres inanimados, como carros, tênis,
etc;
ü
Em crianças: interessam-se por animais e vida
rural, sabendo intuitivamente separar, organizar,classificar e ilustrar tudo
que diz respeito a plantas e sobretudo a animais;
ü
Botânicos, jardineiros e
paisagistas. Alguns nomes: Charles Darwin e Burle Marx.
A
Inteligência Naturalista em sala de aula
Ø
Caminhadas para conhecer os diferentes
ecossistemas;
Ø
Plantar, colher e produzir alimentos;
Ø
Animal de estimação em sala de aula;
Ø
Garimpar e consumir produtos ecológicos ou
orgânicos;
Ø
Pesquisar e preparar receitas naturalistas.
LINGUÍSTICA
Capacidade
com palavras.
ü
Usar as palavras de forma efetiva, quer
oralmente, escrevendo. Usar a linguagem para expressar e avaliar significados
complexos;
ü
Manipular a semântica na construção da sintaxe;
ü
Em crianças: surpreendem pelo vocabulário que
conhecem e utilizam, adoram ler, escrever e contar histórias, mostrando
interesse por rima, trocadilhos, charadas e jogos com palavras;
ü
Escritores, romancista, jornalistas,
palestrantes e poetas, todos que cultuam a palavra e a construção de ideias
verbais ou escritas. Alguns nomes:
Vinícius de Morais, Chico Buarque.
A
Inteligência Linguística em sala de aula
Ø
Contar histórias;
Ø
Trabalhar jogos de memória com nomes locais;
Ø
Brainstorming, explosão de ideias;
Ø
Ler histórias, piadas;
Ø
Manutenção de diário;
Ø
Gravação das próprias palavras;
Ø
Escrever histórias;
Ø
Fazer malabarismo com vocabulário;
Ø
Entrevistar;
Ø
Fazer quebra-cabeças, jogos de soletração;
Ø
Produzir, editar e supervisionar revista ou
jornal da escola;
Ø
Utilizar processador de texto como introdução a
computadores.
INTRAPESSOAL
Capacidade
com o Eu.
ü
Agir adaptativamente com base no autoconhecimento;
ü
Estabelecer relações afetivas com o próprio eu,
construindo uma percepção apurada de si mesmo, fazendo despontar a autoestima e
aprofundando o autoconhecimento de sentimentos, temperamentos e intenções;
ü
Em crianças: demonstram saber "quem
realmente são", não se preocupando muito sobre o que pensam a seu
respeito. Valorizam a privacidade e ainda que não gostem muito de misturarem-se
a multidão, costumam ser admiradas pelos colegas.
A Inteligência Intrapessoal em
sala de aula
ü
Psicanalistas, assistentes sociais, alguns
professores. Alguns nomes: Freud, Jung;
ü
Ter conversas pessoais de “coração para
coração”;
ü
Usar atividades de crescimento pessoal para
romper bloqueios à aprendizagem;
ü
Investigar atividades;
ü
Reservar tempo para reflexão interior: “pense e
ouça”;
ü
Fazer estudo independente;
ü
Ouvir sua intuição;
ü
Discutir, refletir ou escrever o que vivenciou e
como se sentiu;
ü
Permitir a individuação;
ü
Fazer diários de história pessoal – histórias da
família;
ü
Assumir o controle da própria aprendizagem;
ü
Ensinar afirmações pessoais;
ü
Ensinar questionando- quem? Quando?
INTERPESSOAL
Capacidade com pessoas.
ü
Compreender a natureza humana em outras pessoas,
realizando uma "leitura do outro“;
ü
Perceber os aspectos emocionais e estabelecer
relações interpessoais com a compreensão da dinâmica dos grupos sociais;
ü
Em crianças: relacionam-se muito bem com outras
pessoas, fazem amizade com extrema facilidade e geralmente são escolhidas para
liderar grupos, organizar campanhas comunitárias;
ü
Líderes religiosos, políticos, empreendedores,
pessoas comuns. Alguns nomes : Mahatma Gandhi, Sílvio Santos.
A Inteligência Interpessoal em
sala de aula
Ø
Desenvolver a cooperação;
Ø
Tutelar ou orientar os outros;
Ø
Esculturas em grupo usando o corpo;
Ø
Jogos de tabuleiro;
Ø
Fazer diversos intervalos para socializar;
Ø
Trabalhar em equipes;
Ø
Integrar a socialização em todas as partes do
currículo e praticar a “conversa social”;
Ø
Usar causa e efeito;
Ø
Ter festas e celebrações de aprendizagem;
Ø
Fazer o aprendizado mais divertido;
Ø
Utilizar atividades do tipo “pesquisa de
pessoas”em que cada um precisa fazer perguntas e ter as respostas dos outros.
EXISTENCIAL
Capacidade de situar-se com as
características existenciais da condição humana.
ü
Situar-se sobre os limites mais extremos do
cosmos e também em relação a elementos da condição humana como o significado da
vida, o sentido da morte, o destino final do mundo físico e ainda outras
reflexões de natureza filosófica ou metafísica;
ü
Marcante em pessoas com forte espiritualidade é
a inteligência dos filósofos, sacerdotes, xamãs, gurus e ainda outros ligados
às questões existenciais. Alguns nomes: Madre Teresa da Calcutá, Papa João
Paulo II, Chico Xavier.
A Inteligência Existencial em
sala de aula
Ø
Colaborar com ONGs;
Ø
Participar de retiros religiosos;
Ø
Organizar campanhas solidárias;
Ø
Aprender a ver o ponto de vista do outro;
Ø
Pesquisar e respeitar as diferentes religiões.]
Bibliografia
Ø
GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas: a Teoria na
Prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
Ø
GARDNER, Howard. A Criança pré-escolar
:como pensa e como a Escola pode ensiná-la. Porto Alegre: Artes Médicas,
1996.
Ø
CECI, S.J. On Intelligence ... more or less : a bio-ecological
theory of intellectual development. Englewood
cliffs, N.J. Prentice Hall.
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