Vocês poderão assistir ao vídeo em flash ou ler o texto simples.
O importante é poder realizar o processo a partir do telefone celular.
Está oficina faz parte do projeto tratando do Novo Acordo Ortográfico e aplicada presencialmente além do café.
O que é:
Conjunto de regras que determinam
como escrever as palavras.
Para que serve:
Para todos os falantes de uma
língua escreverem da mesma maneira e tornar a comunicação escrita mais fácil
A PALAVRA “ORTOGRAFIA” VEM DO
GREGO ORTO QUE SIGNIFICA
“CORRETO”, E GRAFIA QUE SIGNIFICA “ESCRITA”
Acentuação gráfica: Os
acentos ajudam o leitor a interpretar a palavra escrita.
Ex: a palavra sabia sabia -
“verbo saber”
sábia – “uma
pessoa com muito conhecimento”
sabiá –
“tipo de pássaro”
Pontuação: A pontuação
serve para facilitar a compreensão de um texto escrito.
Ex: O que eu quero é um
carro não uma motocicleta uma bicicleta de jeito nenhum gostaria de ganhar um
barco
Sistema alfabético :
quando escrevemos, usamos prioritariamente a forma alfabética - literatura, textos contínuos;
Sistema ideográfico :
quando escrevemos números, gráficos,
notações científicas e tecnológicas;
Sistema ideográfico específico
: Marcas, logotipos, sinais de trânsito, placas
Escrita pela pronuncia:
Joãozinho Maria Zezinho Aparecida
Póti póte pótchi pótchi
Cõpra cõprar conpra copra
Craru claro craro claro
Pechi pexi peiche piche
Psora professoura prufisora pfssora
Escrita ortográfica para todos
os alunos:
Pote
Comprar
Claro
Peixe
Professora
“Corrigir só não basta! Tirar
o errado e pôr o certo não basta.É preciso que a criança saiba o que fez e por
que precisa corrigir”.
Jaboti
•
o jaboti coreu mo mato é viu macao
•
o macaco falo oé como vai anigo
•
tudo bei aé fala o jabuti tufu
•
o macaco fala vamu a é foi a é viu um
•
abocate um pedi abacate a é sobiu mupe-
•
di
•
a bacate comeu
( 1ª série, 1983, Aracaju)
“A correção não é um ato
isolado do professor: ele tem que corrigir explicando aos alunos o que está
fazendo.”
Ensinar aos alunos a corrigir seus erros é talvez a tarefa mais
desafiadora que a escola tem.
Ex:
•
A criança pode achar que a palavra é “bacate”, -
se for ao dicionário procurar na letra B, jamais encontrará o certo.
O
professor interfere, orientando para procurar na letra A.
•
A criança pode achar que “nopede” é uma palavra
só, e não tem como resolver o problema olhando no dicionário.
O
professor interfere novamente, explicando que o aluno fez uma “junção” de
palavras.
Os erros apresentados pelos
alunos:
São pistas para o professor
planejar, selecionar e organizar as dificuldades de seus alunos e ajudá-los a
superá-las.É possível que o aluno:
ü
Não tenha consciência do que errou (em nenhum
momento desconfia de que a forma que errou é errada);
ü
Já tenha uma dúvida (quando pergunta qual a
forma correta).
Encaminhamento das situações
de ensino aprendizagem:
ü
A reflexão sobre a ortografia deve estar
presente em todos os momentos da escrita;
ü
É preciso não controlar a escrita espontânea dos
alunos;
ü
É preciso não fazer da nomenclatura gramatical
um requisito para a aprendizagem de regras ( contextuais e
morfológico-gramaticais);
ü
É preciso promover a discussão coletiva dos
conhecimentos que as crianças expressam;
ü
É preciso fazer o registro das descobertas dos
alunos – regras, listas de palavras, etc.;
ü
As atividades podem ser desenvolvidas:
coletivamente, em pequenos grupos ou em duplas.
ü
Observação de regularidades e irregularidades;
ü
Pesquisa de palavras que apresentam a mesma
característica;
ü
Construção de regras ortográficas;
ü
Pesquisas de contra exemplos;
ü
Formulação de justificativas para a grafia das palavras.
Objetivo: refletir sobre o
que se está escrevendo, promovendo “situações de aprendizagem”.
o fundamental não é o resultado
final, mas sim o processo reflexivo desencadeado.
Jogos: Possibilitam uma
relação ativa e afetiva com o sistema da língua, momento prazeroso de aprendizagem
(revisão de conceitos), além de desenvolver a capacidade de argumentação Entre
pares ou equipes.
•
Ditado interativo :
Ditar
um texto aos alunos focalizando e discutindo coletivamente algumas questões e
dificuldades ortográficas já levantadas anteriormente;
•
Releitura com focalização:
Durante
a releitura coletiva de um texto já conhecido, faz-se interrupções para o
questionamento e debate de certas palavras consideradas difíceis pelos alunos.
Ensinar ao aluno a reler seu
texto, observando bem as palavras escritas. Antes de iniciar a leitura de
revisão, o professor deve relembrar com o grupo algumas descobertas já feitas
para auxiliar os alunos na sua correção.
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