Biscoito Didático

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domingo, 19 de agosto de 2012

Aula-passeio virtual



Quem não gosta de passear?

Iniciaremos nosso estudo pensando nos lugares por onde andamos e quanto eles foram importantes para vivenciarmos momentos de diversidade em relação aos nossos sonhos, nossa cultura e  companhia das pessoas que amamos.

Selecione um lugar especial e divida conosco, nos conte brevemente que lugares gostaria de visitar.

Contarei minha primeira experiência em uma aula-passeio:

Aulas-passeio e as fronteiras do mundo virtual: navegar é preciso, então navegue por mares interessantes e trace rotas confiáveis.

“Minha primeira aula-passeio ocorreu quando cursava o magistério.”

A Professora Áurea nos presenteou com o passeio para conhecermos uma escola montessoriana e fiquei impressionado ao ver que as crianças tinham comportamento parecido ao que dizia o autor do livro de didática.  Foi minha primeira vivência em relação ao que hoje chamamos de contexto, pois entre parecer e ser igual existe uma pequena ponte: a adaptação.

“Como alguém aprendia com tanto texto sem nenhuma figurinha.”

Cursando pedagogia estudei Freinet e entendi o contexto da aula-passeio, pois é muito mais eficiente abstrair com várias opções de fonte e maneiras. Na mesma época minha mãe me mostrou seu antigo livro de francês e fiquei horrorizado, pois como alguém aprendia com tanto texto sem nenhuma figurinha.

Talvez nossos alunos também nos façam essa pergunta ou ao menos terão um pensamento parecido com o meu: como alguém aprendia com esse monte de papel sem nada animado ou interativo!

Os ecolanovistas entendiam que a escola deve formar para a vida e hoje sabemos da necessidade do significado ao apresentarmos os saberes escolares aos nossos alunos.

Portanto, a diversidade é algo necessário em nossas práticas em sala de aula e deve ser planejada, preparada, aplicada e avaliada para garantir sistematizações que levem às situações de aprendizagem.

O livro didático é benéfico, pois orienta o aluno em seus momentos de estudo e organiza os conteúdos, mas o movimento de criar e proporcionar outras formas tem igual importância.

Educadores que formavam a corrente da Escola Nova nas primeiras décadas do século XX.

“Lembre-se da última aula-passeio que você realizou com seus alunos.”

Talvez nem tenha acontecido, pois sabemos que existem barreiras nesse processo: financeiras, cronograma, autorização etc. Sempre tentei preservar ao menos dois momentos por ano.

Depois descobri que até o pátio pode ser uma aula-passeio se houver função didática no exercício e servir ao momento do curso. Colher tipos diferentes de folhas para estudá-las e compará-las com as do livro, por exemplo.

“Temos um passaporte da alegria no mundo virtual.”

Discuti muito as famosas excursões chamadas de passeio cultural que eram realizadas anualmente: ida ao parque de diversões que o professor não pagava o passaporte da alegria. Eu sempre me diverti neste parque, mas não era uma aula-passeio, mas poderia ter siso, caso houvesse planejamento e contextualização.

Exatamente isso que devemos atender ao mergulharmos no mundo das opções virtuais que englobam   também   os   passeios. Transformar   estes   passeios  em aulas-passeio  com objetivos que auxiliem no desenvolvimento dos conteúdos (procedimentais, conceituais e atitudinais) em nossos cursos.

Uma aula recheada de momentos diversificados, porém instrutivos e que caminhem ao encontro do mesmo objetivo: atender ao curso. Passamos por momentos de cobranças em relação ao como ensinar e até mesmo ao que ensinar, certamente será proveitoso justificar as duas premissas.

“Navegando por mares interessantes.”

As exigências de estudo mudará o comportamento dos professores em relação aos planos de aula, pois o tempo de pesquisa será primordial para encontrarmos os tais mares interessantes.  Isso trará maior valorização dos momentos de troca e maior fidelização das reuniões pedagógicas, afinal inúmeras instituições já sinalizam a importância do trabalho realmente construído em equipe. 

Portanto, aos trocarmos informações com outros navegantes, saberemos por quais mares ele viajou e o que aconteceu com o produto dessa viagem (aplicação em sala de aula).

Obviamente que para falarmos bem de uma viagem teremos que realizá-la, mas mesmo assim podemos diversificar mais com o tempo ganho nos processos de troca.

Lembrando  novamente do saudoso magistério: recebíamos planos de aula prontos e isso não cabe mais ao mundo de hoje, pois para cada contexto mudamos os pretextos. Avaliar e adequar, aplicar e avaliar, readequar!

A dinâmica do pensamento de aula faz do professor um protagonista cercado de protagonistas e as marcas pessoais estarão cada vez mais presentes em sua sala. Aplicar exatamente o que lhe contaram pode não ser interessante ao momento de sua classe.

“Traçando rotas confiáveis.”

Vamos navegar por alguns mares antes de traçarmos nossas rotas:


                O Google Art  Project dispõem de galerias, coleções e rol de artistas para utilizarmos em diversas formas de projetos e estudos. Podemos direcionar os alunos em pesquisas pelo ambiente ou utilizá-lo em sala.

                Eu viajei pelo Instituto de Arte de Chicago, conheci o acervo e resolvi criar uma pequena galeria em meu nome, como se fosse utilizá-la em uma aula.

-           http://www.worldwidetelescope.org

                O WordWide Telescope permite viagens que certamente não virarão aulas-passeio reais, como ir aos planetas do sistema solar.    Um recurso indispensável aos professores de geografia e também serve aos outros especialistas.

                Baixe e instale o software em sua máquina para poder contextualizar os passeios.


                O Projeto Homem Virtual que possibilita viagens pelo corpo humano.

-          http://www.youtube.com

                Passei por vários lugares, acesse plantas de imóveis e grandes projetos digitando sua pesquisa no youtube.

-          http://www.corcovado.com.br

                Faça uma agradável viagem pelo Corcovado e utilize como abertura de uma aula.

                Sempre é possível encontrar vídeos curtos para momentos que privilegiem aos alunos mais visuais.

Passeios virtuais por área de conhecimento











Para entender mais acesse aos outros projetos do café:

- Freinet;

- Exemplo de aula-passeio.

Acesso o projeto completo na página das blogoficinas.


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