Quem não gosta de passear?
Iniciaremos nosso estudo
pensando nos lugares por onde andamos e quanto eles foram importantes para
vivenciarmos momentos de diversidade em relação aos nossos sonhos, nossa
cultura e companhia das pessoas que
amamos.
Selecione um lugar especial e
divida conosco, nos conte brevemente que lugares gostaria de visitar.
Contarei minha primeira
experiência em uma aula-passeio:
Aulas-passeio e as fronteiras
do mundo virtual: navegar é preciso, então navegue por mares interessantes e
trace rotas confiáveis.
“Minha primeira aula-passeio
ocorreu quando cursava o magistério.”
A Professora Áurea nos presenteou
com o passeio para conhecermos uma escola montessoriana e fiquei impressionado
ao ver que as crianças tinham comportamento parecido ao que dizia o autor do
livro de didática. Foi minha primeira
vivência em relação ao que hoje chamamos de contexto, pois entre parecer e ser
igual existe uma pequena ponte: a adaptação.
“Como alguém aprendia com
tanto texto sem nenhuma figurinha.”
Cursando pedagogia estudei
Freinet e entendi o contexto da aula-passeio, pois é muito mais eficiente
abstrair com várias opções de fonte e maneiras. Na mesma época minha mãe me
mostrou seu antigo livro de francês e fiquei horrorizado, pois como alguém
aprendia com tanto texto sem nenhuma figurinha.
Talvez nossos alunos também nos
façam essa pergunta ou ao menos terão um pensamento parecido com o meu: como
alguém aprendia com esse monte de papel sem nada animado ou interativo!
Os ecolanovistas entendiam que a
escola deve formar para a vida e hoje sabemos da necessidade do significado ao
apresentarmos os saberes escolares aos nossos alunos.
Portanto, a diversidade é algo
necessário em nossas práticas em sala de aula e deve ser planejada, preparada,
aplicada e avaliada para garantir sistematizações que levem às situações de
aprendizagem.
O livro didático é benéfico, pois
orienta o aluno em seus momentos de estudo e organiza os conteúdos, mas o
movimento de criar e proporcionar outras formas tem igual importância.
Educadores que formavam a
corrente da Escola Nova nas primeiras décadas do século XX.
“Lembre-se da última aula-passeio
que você realizou com seus alunos.”
Talvez nem tenha acontecido, pois
sabemos que existem barreiras nesse processo: financeiras, cronograma,
autorização etc. Sempre tentei preservar ao menos dois momentos por ano.
Depois descobri que até o pátio
pode ser uma aula-passeio se houver função didática no exercício e servir ao
momento do curso. Colher tipos diferentes de folhas para estudá-las e
compará-las com as do livro, por exemplo.
“Temos um passaporte da alegria
no mundo virtual.”
Discuti muito as famosas
excursões chamadas de passeio cultural que eram realizadas anualmente: ida ao
parque de diversões que o professor não pagava o passaporte da alegria. Eu
sempre me diverti neste parque, mas não era uma aula-passeio, mas poderia ter
siso, caso houvesse planejamento e contextualização.
Exatamente isso que devemos
atender ao mergulharmos no mundo das opções virtuais que englobam também
os passeios. Transformar estes
passeios em aulas-passeio com objetivos que auxiliem no desenvolvimento
dos conteúdos (procedimentais, conceituais e atitudinais) em nossos cursos.
Uma aula recheada de momentos
diversificados, porém instrutivos e que caminhem ao encontro do mesmo objetivo:
atender ao curso. Passamos por momentos de cobranças em relação ao como ensinar
e até mesmo ao que ensinar, certamente será proveitoso justificar as duas
premissas.
“Navegando por mares
interessantes.”
As exigências de estudo mudará o
comportamento dos professores em relação aos planos de aula, pois o tempo de
pesquisa será primordial para encontrarmos os tais mares interessantes. Isso trará maior valorização dos momentos de
troca e maior fidelização das reuniões pedagógicas, afinal inúmeras
instituições já sinalizam a importância do trabalho realmente construído em
equipe.
Portanto, aos trocarmos
informações com outros navegantes, saberemos por quais mares ele viajou e o que
aconteceu com o produto dessa viagem (aplicação em sala de aula).
Obviamente que para falarmos bem
de uma viagem teremos que realizá-la, mas mesmo assim podemos diversificar mais
com o tempo ganho nos processos de troca.
Lembrando novamente do saudoso magistério: recebíamos
planos de aula prontos e isso não cabe mais ao mundo de hoje, pois para cada
contexto mudamos os pretextos. Avaliar e adequar, aplicar e avaliar, readequar!
A dinâmica do pensamento de aula
faz do professor um protagonista cercado de protagonistas e as marcas pessoais
estarão cada vez mais presentes em sua sala. Aplicar exatamente o que lhe
contaram pode não ser interessante ao momento de sua classe.
“Traçando rotas confiáveis.”
Vamos navegar por alguns mares
antes de traçarmos nossas rotas:
O
Google Art Project dispõem de galerias,
coleções e rol de artistas para utilizarmos em diversas formas de projetos e
estudos. Podemos direcionar os alunos em pesquisas pelo ambiente ou utilizá-lo
em sala.
Eu
viajei pelo Instituto de Arte de Chicago, conheci o acervo e resolvi criar uma
pequena galeria em meu nome, como se fosse utilizá-la em uma aula.
O
WordWide Telescope permite viagens que certamente não virarão aulas-passeio
reais, como ir aos planetas do sistema solar. Um
recurso indispensável aos professores de geografia e também serve aos outros
especialistas.
Baixe
e instale o software em sua máquina para poder contextualizar os passeios.
O
Projeto Homem Virtual que possibilita viagens pelo corpo humano.
Passei
por vários lugares, acesse plantas de imóveis e grandes projetos digitando sua
pesquisa no youtube.
Faça
uma agradável viagem pelo Corcovado e utilize como abertura de uma aula.
Sempre
é possível encontrar vídeos curtos para momentos que privilegiem aos alunos
mais visuais.
Passeios virtuais por área de
conhecimento
Língua portuguesa - http://www.youtube.com/watch?v=z6sNEQ5-iaY ;
Matemática – http://www.youtube.com/watch?v=7S3iW_sbqsA ;
Ciências - http://www.youtube.com/watch?v=mZWXyEQKgUI ;
Geografia - http://www.youtube.com/watch?v=yB0dAY6ES50
;
História - http://www.youtube.com/watch?v=uCnIKEOtbfc ;
Língua Inglesa - http://www.youtube.com/watch?v=8grcsdd8Efw
;
Língua Espanhola - http://www.youtube.com/watch?v=W74tXqDcX4w
;
Educação Física - http://www.youtube.com/watch?v=TR_EOkGIALo ;
Para entender mais acesse aos
outros projetos do café:
- Freinet;
- Exemplo de aula-passeio.
Acesso o projeto completo na página das blogoficinas.
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